A Companhia Nacional de Energia Elétrica alertou nesta semana sobre os riscos de uma das brincadeiras preferidas da garotada nas férias: soltar pipa.
O Gerente de Serviços Operacionais da Companhia Nacional, empresa da Rede Energia, Erick Gustavo Borges Sampaio faz um alerta aos pais: “acompanhem os filhos e saibam onde estão empinando a pipa, pois num caso de acidentes, a brincadeira inocente pode se transformar em tragédia”.
Segundo explicou Sampaio, um dos riscos é o contato entre o brinquedo e a rede elétrica. “Empinar pipa próxima às redes de distribuição de energia elétrica pode ser muito perigoso. Quando se tenta tirar a pipa presa aos cabos da rede elétrica, ao puxar a linha os fios acabam encostando um no outro e provocam um curto-circuito. Além da interrupção acidental do fornecimento de energia para centenas de clientes, a criança pode sofrer uma descarga elétrica, e se ferir gravemente. É muito importante procurar um lugar descampado, como parques, áreas distantes das redes elétricas para poder empinar a pipa sem correr riscos”, explicou.
O gerente indica também que os pais verifiquem se o brinquedo utiliza materiais que sejam condutores de eletricidades como plásticos e papéis metalizados, e cerol, uma mistura cortante de vidro moído e cola preparada com o objetivo de cortar a linha de outra pipa. A prática do cerol é proibida desde 2005 pela Lei Estadual nº 12.192.
“Tenha cuidado também ao atravessar ruas, brincar em lajes e muros. Muitos acidentes ocorrem nessas circustâncias, quando você corre atrás de uma pipa pode cair, ou mesmo ser atropelado, e se machucar gravemente”, finaliza.
FONTE: PORTAL NOTÍCIA DA MANHÃ




0 comentários:
Postar um comentário