News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Piora a qualidade do ar em Catanduva; queima da palha da cana está proibida

domingo, 29 de agosto de 2010

A qualidade do ar em Catanduva piorou hoje (28). É o que indica relatório da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar instalada na cidade e monitorada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).


Segundo apurado pela estação, a qualidade do ar está “regular” em Catanduva, mas se aproxima do índice considerado inadequado. Hoje, as 14 horas o índice de qualidade era 78 numa escala que vai até 100 para ser considerado regular. A partir de 101 é considerado inadequado.


Além disso, a umidade relativa do ar segue baixa. Às 15 horas deste sábado estava em 15% o que já é considerado estado de alerta. Em função disso, a queima da palha da cana está proibida no Estado todo. A temperatura chegou a 33,3 graus às 15 horas.


“A prática da queima da palha da cana-de-açúcar está proibida em todo o Estado de São Paulo em qualquer horário do dia, conforme determina a Resolução SMA 35/2010 (http://www.ambiente.sp.gov.br/legislacao/estadual/resolucoes/2010_res_est_sma_35_.pdf). A medida vale a partir de hoje, 26 de agosto, como uma ação preventiva, devida à baixa umidade relativa do ar. As equipes das 56 agências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Polícia Militar Ambiental fiscalizam o cumprimento da medida”, informou por nota a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Recomendações

Segundo o Estado, a situação está sob controle, "no entanto, como medida de caráter preventivo e, com base no mesmo decreto, solicitam à população a restrição voluntária do uso de veículos automotores particulares até que a qualidade do ar volte aos níveis aceitáveis. Recomendam, ainda, que as pessoas não pratiquem atividades ao ar livre entre 12 e 18 horas; evitem aglomerações em recintos fechados; mantenham umidificados os ambientes internos em suas residências e no trabalho; não queimem lixo; aceitem e ofereçam carona".



Denúncia
Cidadãos que flagrarem queimadas podem denunciar por meio do telefone 0800 11 3560. “Aqueles que desrespeitarem a medida podem ser multados pela Cetesb, de acordo com as condições previstas em lei”, conclui a pasta.

FONTE: PORTAL NOTÍCIA DA MANHÃ
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.