News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Tempo seco coloca Catanduva em alerta

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A baixa umidade do ar coloca Catanduva em estado de alerta máximo. Nesta quinta-feira o índice chegou a 10%.

Nos outros dias, de acordo com o Cptec/Inpi (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), este foi um dos menores registros na semana.

A variação ficou entre 10% e 12%. O índice considerado ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde), órgão ligado à ONU, é de 60%.

O situação é caso de atenção quando os índices estão entre 30%; abaixo de 20% em alerta e abaixo de 12% estado de emergência.
A situação põe em risco a saúde e a segurança dos catanduvenses. Só neste mês de agosto, o Corpo de Bombeiros de Catanduva registrou cerca de cem focos de queimadas em matas e terrenos na cidade.

Em locais afastados, como canaviais, o Corpo de Bombeiros precisou da ajuda de caminhões pipa de usinas da região para ajudarem no combate às chamas.

O número de queimadas este ano assusta. Em agosto do ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 34 focos de incêndio.
Nos dois anos, não houve registros de mortes por causa das queimadas.

E a chuva tende a demorar para chegar. “A previsão da chegada de uma frente fria para o inicio da semana que poderia quebra esse tempo seco foi descartada já que não chegará a nosso continente então teremos mais um início de semana como a que estamos passando com a umidade do ar baixa”, explica o Cpetec.

As escolas municipais estão preparadas para que os alunos não tenham problemas com a baixa umidade do ar já que a Secretaria de Educação informou que os professores estão orientados a evitar exercícios mais pesados e todas as escolas possuem quadras cobertas. Segundo a secretaria de educação até este momento não registrou qualquer problemas durante as aulas.


Clima prejudica a saúde também
As recomendações para evitar problemas com o tempo seco indicadas pelo médico pneumologista Fabio Macchione dos Santos é ingerir grande quantidade de líquido para evitar desidratação, não se expor ao sol no período das 11h às 16h, evitar exercícios físicos muito fortes, deixar ambientes fechados úmidos usando recipientes com água, toalhas molhadas alem de umidificadores, lavar o rosto varias vezes ao dia e evitar banhos quentes. Crianças e idosos são os mais prejudicados com o tempo seco.

“Esse tempo pode causar desidratação, inflamações e infecções nas vias aéreas respiratórias, podendo trazer complicações como renite alérgica bronquite, asma, pneumonia e sangramento no nariz e tosse seca” diz o especialista.

FONTE: Augusto Pires
Agência BOM DIA

Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.