Catanduva terá dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF 1). A divulgação da liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 20.
De acordo com a publicação, o Ministério da Saúde destinará R$ 40 mil para a instalação dos núcleos e depois R$ 40 mil mensais para manutenção dos espaços.
“A Secretaria de Saúde apresentou projeto técnico para a implantação dos núcleos ao Ministério da Saúde, que percorreu todo o trâmite administrativo dentro das esferas do SUS para ser, agora, coroado com êxito pela Portaria GM/MS nº 2.845”, comemorou a secretária Vanessa Frias Couto Gallo, responsável pela pasta.
De acordo com Vanessa, o objetivo do NASF é “fortalecer a atenção básica à saúde no município, reforçando também a educação permanente, através do apoio às equipes da Estratégia de Saúde da Família, e a busca pela resolubilidade e integralidade das ações. Em Catanduva, um NASF será referência para 11 equipes; o outro, para oito”, completa.
A secretária informa que a instalação dos NASFs é parte da estratégia de descentralização do atendimento público de saúde que consiste na regionalização da Estratégia de Saúde da Família. Nos núcleos equipes multiprofissionais atuarão em conjunto com as equipes de saúde da família de cada região. “Os núcleos irão priorizar as ações relativas à saúde da mulher e do adolescente, saúde mental e doenças crônicas através de enfoque multiprofissional”, explica.
Nacional
Em todo o País serão implantados 170 NASFs em 109 cidades. “No Estado de São Paulo, apenas oito cidades tiveram projetos aprovados pelo Ministério da Saúde: Campinas (14 NASF), Campos do Jordão (1), Catanduva (2), Itanhaém (2), Jales (1), Jequitiba (1), Mauá (4) e Presidente Prudente (1)”, completa a secretária.
0 comentários:
Postar um comentário