News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Fogo destrói 190 hectares de fazenda na região de Catanduva

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Polícia Militar Ambiental de Novo Horizonte investiga a origem do fogo que destruiu 190 hectares de uma fazenda localizada às margens da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), em Itajobi, na tarde desta terça-feira.

A Usina Colombo, proprietária do canavial, será multada em R$ 1 mil por hectare, totalizando R$ 190 mil. A multa será passada entre hoje e amanhã ao proprietário da empresa, já que ele não foi encontrado no dia.

De acordo com informações do sargento Edilson Croco, o fogo começou por volta das 14h em um canavial. Em pouco tempo, as chamas atingiram palhas que sobraram de um campo colhido, e também uma plantação ainda verde.

De acordo com a polícia, foram queimados 126 hectares de cana e 74 de palha, o equivalente a 190 hectares de plantação.

A multa se deve também pelo horário inadequado da queimada. De acordo com a Polícia Ambiental, a causa mais provável é que o incêndio tenha começado depois de uma fagulha causada em uma máquina agrícola usada para o corte da cana ter atingido as palhas.

Os moradores da cidade de Novo Horizonte ficaram praticamente a tarde toda desta segunda, sob uma enorme nuvem de fumaça que cobria a cidade e da fuligem de cana que vinha da área atingida pelo fogo. Foi um incômodo geral para moradores, principalmente para quem têm problemas respiratórios e sofre com o clima seco e com as queimadas que esse clima provoca. Não houve casos de feridos provocado pelo incêndio.

Catanduva
Mais quatro focos de incêndio em matas foram registrados ontem pelo Corpo de Bombeiros de Catanduva. Eles não souberam informar a quantidade de mata queimada. O fogo foi controlado a tempo e não há pistas se o incêndio é ou não criminal.

Saec alerta controle de água
A Saec (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) pede a conscientização de todos os Catanduvenses no uso de água para vencer o periodo de estiagem sem desabastecimento.

Segundo a Superintendência, não há previsão de racionamento e nenhum risco de calamidade pública. O uso consciente da água frente aos rebaixamentos dos lençóis freáticos neste período de seca, devem ser levados em consideração.

Nesta quinta-feira (2), serão instalados ramais de água na rua Belo Horizonte, pela manhã, e na rua Olinda, à tarde. Pode haver falta de água nesses locais.

Clima seco
O controle do uso da água também vai de frente com a baixa umidade do ar na cidade. Desde a semana passada, Catanduva tem registrado uma variação de 12% a 15%, o que é considerado perigoso.

FONTE:Flávia Promencia
Agência BOM DIA
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.