News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Movimento Alerta Catanduva garante que continua na briga contra presídio

sábado, 27 de novembro de 2010

O Movimento Alerta Catanduva completa um ano neste sábado (27) com a bandeira de fazer resistência a possibilidade de um presídio ser instalado na cidade.

Uma audiência pública feita em 2009 marcou o início do Movimento. Na ocasião, a Câmara Municipal de Vereadores ficou lotada. Cerca de 50 entidades locais e representantes de outras cidades se reuniram manifestando posicionamento contrário ao projeto do governo do estado.

Durante este período, foram realizados vários congressos e debates na cidade com o apoio do grupo, vereadores e entidades para mobilizar a maior quantidade de pessoas contrárias ao presídio.

De acordo com o Movimento, a luta contra a construção da penitenciária não tem fim previsto ainda. “O Movimento Alerta Catanduva sistematizou as ações da comunidade. E isso não é fácil. Conseguimos fazer com que as pessoas despertassem para esta questão e assim abrimos o debate”, avalia a direção do Movimento.

Por outro lado, caso o presídio venha mesmo para o município, o grupo diz que é preciso então fazer modificações no sistema carcerário e propõe medidas que julgam ser as melhores para Catanduva.

“O Movimento Alerta Catanduva não é contrário às melhorias do sistema carcerário. Mas este deve ser condizente com a realidade do município no qual a penitenciária for inserida para que o equilíbrio da cidade não seja afetado. Dessa afirmação, nasce a ideia de que a política carcerária seja regionalizada”, explica, em nota.

Ainda sobre o desempenho do Movimento na luta contra a penitenciária, tendo em vista os problemas decorrentes do empreendimento, a deputada Beth Sahão disse, em plenário, que Catanduva não tem registro de organizações criminosas. "Com o presídio teremos problemas sociais e ambientais sem compensações. E é por isso temos apoiado o Movimento", disse.

No início desse ano, o Movimento chegou a entregar a Geraldo Alckmin, até então candidato ao governo paulista, um dossiê com todas as ações realizadas. Ele se comprometeu a discutir com o município as ações.

Terrenos na lista

No ano passado, um estudo feito pela prefeitura levantou três terrenos que seriam analisados para a instalação do presídio. A localização não foi apontada até agora.

1081 vagas estariam disponíveis para o presídio.

A prefeitura de Novais disse sim ao presídio no ano passado. O prefeito da época, Silvio Bulle (PR) chegou a afirma que o “presídio é uma obra necessária”.

300 é o número de vagas coerentes à cidade.

Contrários ao movimento explicam que a cidade iria receber presos de todo o estado, já que a demanda regional é menor.


fonte: Jorge Cardoso
Agência BOM DIA

Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.