News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Catanduva registrou oito óbitos por acidentes de moto em 2009

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Fundação Seade divulgou, neste mês, o Boletim SP Demográfico, o qual revela a evolução dos acidentes fatais com motocicleta ocorridos com a população residente no Estado de São Paulo, referente ao ano de 2009.

Segundo dados registrados no Boletim, a cidade de Catanduva contabilizou oito óbitos por acidente de motos. Já no ano de 2008 foram totalizadas 10 mortes.

Em toda a região de Catanduva, a qual abrange 16 municípios, foram registrados 15 óbitos em 2009 e 19 no ano de 2010.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Fundação, o número de mortes por este tipo de acidente manteve-se estável no Estado durante o ano de 2009. “Há seis anos esse indicador crescia continuamente, em trajetória oposta à dos óbitos provocados por acidentes com os demais veículos e por atropelamentos, ambos em declínio”.

De acordo com o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, Hernando Serpa, afirma que não há uma causa específica dos acidentes de trânsito em Catanduva, mas podem ser apontadas algumas falhas humanas, como falta de atenção do motorista, pressa no trânsito, entre outros.

“Por isso orienta-se a sair mais cedo, evitando o excesso de velocidade, atenção redobrada em cruzamentos e semáforos”.

Ele também lembra o uso do cinto de segurança e os equipamentos obrigatórios para crianças, como cadeirinhas e assentos de elevação.

“A imprudência, demonstrada na pressa, principalmente nas paradas obrigatórias, onde as pessoas não param, simplesmente diminuem a velocidade, também podem contribuir muito para os acidentes, não descartando a ingestão de bebidas alcoólicas, que contribuem bastante com as estatísticas”.

Em Catanduva, muitos acidentes de trânsito registrados são em cruzamentos, envolvendo carros e motos. “Pode-se dizer que a imprudência é uma das principais causas dos acidentes, levando-se em conta a velocidade, derivada da pressa em chegar mais cedo, ou simplesmente, para ganhar tempo”.

Ele ainda afirma que as orientações da Polícia Militar aos motoristas é mais atenção no trânsito, sendo que todos os motoristas devem dirigir sempre atentos uns aos outros, prevendo e antecipando suas atitudes, como por exemplo, motoristas que fazem conversões e não sinalizam. “As pessoas devem manter sempre com uma distância de segurança entre os veículos para evitar as colisões, bem como sinalizar todas as suas intenções, para que o outro motorista saiba, com antecedência, o que se pretende fazer”.

O comandante também ressalta a importância da atenção exclusiva ao momento de dirigir. “O celular ou qualquer outro equipamento, tais como DVD automotivo, fones de ouvido, entre outros, não devem ser utilizados quando está dirigindo”.



PREVENÇÃO

A Polícia Militar realiza ações de prevenção aos acidentes de trânsito em pontos específicos ou de maior incidência de acidentes, inibindo as ações imprudentes de motoristas, evitando os acidentes.

“Um trabalho de conscientização, através da imprensa escrita e falada, também ajuda a despertar os motoristas para os riscos no trânsito, principalmente no tocante a imprudência e excesso de velocidade, que é a maior causa dos acidentes, seguida ou até acompanhada dos acidentes causados por ingestão de bebidas alcoólicas e para isso a PM dispõe de bafômetros”.



NÚMEROS

Segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, somente no quadrimestre deste ano, Catanduva registrou 318 acidentes de trânsito. Somente no mês de março foram totalizados 87.



REGIÕES

As Regiões Administrativas de Campinas, Central e Presidente Prudente registraram reduções superiores a 20% nos índices de mortalidade. Já nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sorocaba os aumentos foram superiores a 20%. “A região Metropolitana de São Paulo, que concentrou 44% das vítimas fatais de acidentes de motocicleta de todo o Estado, apresentou aumento inferior a 2%”.

O estudo identificou, também, que os acidentes fatais com motocicleta atingiram preferencialmente grupos populacionais específicos. Entre suas vítimas, observa-se mortalidade masculina substancialmente superior à feminina, em especial entre os jovens. “Mais de 50% das vítimas fatais destes acidentes eram homens de 18 a 29 anos de idade, enquanto as mulheres desse mesmo grupo etário responderam por menos de 6% das mortes.”

Fonte: O Regional
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.