News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Máquina de fazer multas

domingo, 26 de junho de 2011

Dentro de um minuto e 59 segundos você será multado. Esta placa bem que poderia constar nas ruas de Catanduva, já que, de certa forma, reflete a “produtividade” de alguns AFTs (Agentes Fiscalizadores de Trânsito) que atuam no município.

Esta semana, o BOM DIA Catanduva obteve acesso exclusivo a parte da documentação levantada pela CEI (Comissão Especial de Inquérito) das Multas. De acordo com papéis fornecidos pela própria STU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos), o chefe dos AFTs emitiu séries consideráveis de autuações em curtos períodos de tempo.

Os números são bastante variados. Houve ocasiões em que o agente emitiu 12 autuações em 14 minutos, enquanto em outras, ele lavrou 25 em cerca de uma hora. Em média, ele efetuou 0,49 autuação por minuto, o que equivale a um motorista “canetado” a cada intervalo de dois minutos.

Levando-se em conta esse índice e apenas multas por infrações de caráter médio (como dirigir com o braço para fora da janela do automóvel, situação em que o motorista é punido em R$ 85,13), seria possível dizer que, em apenas uma hora, o agente em questão consegue arrecadar R$ 2.550 para a administração municipal.

“Se isso não representa uma fábrica de multas, visando apenas à arrecadação, não sei mais o que poderia ser”, diz o presidente da CEI, Marquinhos Ferreira (PT). Em discurso feito na última sessão da câmara, ocorrida na terça-feira, o vereador comentou a respeito de um AFT que estaria acostumado a emitir, ao longo de cada mês, mais autuações de trânsito do que toda a PM, no mesmo período.

Marquinhos garantiu que a CEI irá convocar quatro agentes para depor, no dia 4 de julho. Segundo o parlamentar, outros funcionários já ouvidos pela comissão, teriam confirmado a existência de cobranças, na STU, para que os AFTs melhorem sua “produtividade” na emissão de multas.

“Aquela história do gráfico de produção, relatada pela ex-agente ao BOM DIA Catanduva (em abril deste ano), nos foi confirmada. Os funcionários também garantiram que existe uma pressão para que eles aumentem a quantidade de multas emitidas”, afirma Marquinhos.

A Prefeitura de Catanduva foi procurada, mas informou que só pretende se manifestar sobre o caso depois que o relatório da CEI das Multas estiver concluído. Os vereadores ainda não têm previsão de quando isso irá ocorrer.

Fonte: Rodrigo Ferrari
Agência BOM DIA
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.