Um dos pilotos mais experientes do atual grid da Indy, Hélio
Castroneves declarou que a categoria deveria rever o formato do seu
calendário, que além de ser curto, promove uma sequência muito grande de
corridas em finais de semana consecutivos.
Um dos principais problemas da programação de provas, segundo o
piloto de 37 anos, é que começa no final de março e termina em outubro
(em 2012 acabou em setembro), fazendo com que o período entre as
temporadas sem nada fique muito longo.
Depois, com 16 etapas no campeonato, incluindo três rodadas duplas,
fazendo com que o número de corridas chegue a 19, pilotos e equipes
enfrentam uma maratona a partir das 500 Milhas de Indianápolis, no final
de maio, de seis etapas (com oito provas por causa das rodadas duplas)
em sete finais de semana.
“Acho que a pré-temporada é muito longa para todo mundo. Não sei o
lado financeiro disso, mas quando você tem esta longa parada, é difícil
para todos”, disse o representante da Penske, segundo o site da revista
inglesa “Autosport”.
“De repente, você tem junho, julho e agosto, e corre todo final de
semana. Esta ficando corrido para todo mundo, incluindo os mecânicos.
Eles têm que converter os carros da configuração de circuito de rua para
oval. Acho que é a parte mais complicada. Alguns erros acontecem porque
você não tem tempo suficiente. Então, espero que pelo menos a temporada
comece mais cedo.”
“Eu prefiro começar em fevereiro, ter um espaço maior em alguns
momentos, especialmente na metade da temporada, e dar um tempo para os
mecânicos. Para os pilotos, na verdade, não tem problema. Para os
mecânicos, seria ótimo.”
Além do problema de logística, o tricampeão das 500 Milhas de
Indianápolis ainda destacou que uma temporada mais espaçada e com uma
duração maior proporcionaria mais oportunidades da categoria mostrar a
sua marca e sua imagem.
“Se você não quer testar [para economizar], pelo menos você deve ter
corridas mais espalhadas. Assim, você teria a oportunidade de deixar a
bola rolando”, concluiu.
O campeonato de 2013 da Indy começa no dia 24 de março, com a etapa
no circuito de rua de São Petersburgo. A prova brasileira, em São Paulo,
acontece cinco de maio.
Fonte: Lucas Santochi - TAZIO





0 comentários:
Postar um comentário