O
consumidor se digitalizou muito mais rápido do que o mercado. As
empresas, então, iniciaram uma corrida para, não apenas oferecer
multicanalidade aos seus clientes, mas também, adotar uma cultura
digital interna - com o risco de se desconectarem definitivamente do seu
público, se não entrarem nesse modelo. Mas aí você me pergunta: por
onde começo esse aculturamento na minha empresa? Para te responder,
terei que te devolver outra pergunta: você conhece o atual consumidor?
Estamos
falando de pessoas que, mesmo que pertencentes às gerações X e Y, se
apropriaram das características digitais da Era Z. Isso significa que
não importa mais a idade ou o quão tecnológica a pessoa seja, ela está
focada na experiência que vai ter, seja no meio físico ou digital.
Estamos lidando com uma geração nativamente conectada. A constância e
individualização do acesso permitiu ao consumidor um universo de
informações - as quais, em um cenário onde tudo é compartilhado,
tornam-se sinônimo de poder. O consumidor Z já nasceu empoderado pela
conectividade, compartilhamento e experiências de compras. Ele dita as
regras, mostra as suas preferências e não se prende à marca, mas sim, ao
que ela tem a oferecer.
Voltando
à pergunta inicial, olhe para o seu negócio e imagine que você venderá
não apenas produtos e serviços, mas você entregará a sua marca em todos
os contatos com este público, formado por pessoas que identificam a
Internet como o fornecimento de água ou energia – ela simplesmente
existe em todos os seus dispositivos. Este consumidor acredita que a
multicanalidade é algo natural e exige integração entre todos os meios.
As
empresas precisam estar em sintonia com essas transformações. A geração
Z já entrou no mercado de trabalho e muitos negócios já estão nascendo
digitais, com a oferta de experiências completamente novas ao
consumidor. Veja o exemplo da chegada dos aplicativos de transporte
individual, que modificou definitivamente a forma como o cliente deseja
ser atendido. Não só isso, ele não quer mais viver a experiência
anterior. Este é um ótimo exemplo do consumidor transformando o mercado e
não o contrário. Quem não se adequar ao comércio imersivo vai ficar
para trás.
É
o momento de aprender, adaptar e aplicar. Foque na experiência que você
vai proporcionar. Certamente, este é o conceito que vai reger os
negócios nos próximos anos e que vai encantar da geração X a Y e Z.
*Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS
Sobre a TOTVS Rio Preto
A TOTVS Rio Preto atua no Noroeste do estado de São Paulo há mais de 15 anos. Líder absoluta em soluções para gestão na região, possui pleno domínio em implantação e suporte em todas as linhas de produtos TOTVS. É responsável pelo Atendimento e Relacionamento de mais de 200 clientes.
A TOTVS Rio Preto atua no Noroeste do estado de São Paulo há mais de 15 anos. Líder absoluta em soluções para gestão na região, possui pleno domínio em implantação e suporte em todas as linhas de produtos TOTVS. É responsável pelo Atendimento e Relacionamento de mais de 200 clientes.
Fonte: Bruna Pereira - TOTVS Oeste Paulista
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