O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) aprovou o estudo técnico, econômico e ambiental proposto pelo prefeito Afonso Macchione Neto (PSDB) no ano passado, para executar a mudança do trajeto da linha férrea que passa por Catanduva. Segundo o prefeito, abre-se um grande caminho para abertura de avenidas e para a implantação do metrô na cidade.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com a aprovação do Denit, o sonho de se retirar os trilhos da área central da cidade permanece. “Agora, sendo essa obra economicamente viável, vamos buscar recursos para fazer o projeto executivo”, comentou Macchione.
A proposta da Prefeitura é utilizar o atual espaço dos trilhos para um novo projeto viário para a cidade, com um metrô a céu aberto e avenidas paralelas, interligando vários bairros. O projeto executivo, segundo o prefeito, exige grande investimento, pois está diretamente relacionado ao custo total da obra.
O estudo de viabilidade foi aprovado por Geraldo Lourenço de Souza Neto, diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. No total, a malha ferroviária do município possui 16,6 quilômetros.
O metrô
Em novembro de 2009, em entrevista ao Notícia Online, o prefeito disse que tinha um projeto ambicioso para Catanduva, que é implantar um metrô de superfície, aproveitando a atual malha ferroviária. Frisou que vinha trabalhando essa proposta há três anos.
Nesses três anos, Macchione esteve no Denit, de São Paulo, que orientou o chefe do Executivo a fazer um projeto. “O diretor do Denit nos orientou para fazer o projeto. Agora estamos sentindo que vamos concretizar esse sonho”, destacou na época.
O prefeito detalhou, nessa entrevista, que o traçado ferroviário será conservado para passagem do metrô dentro do perímetro urbano, e será feita nova linha férrea que desviará seu trajeto da cidade para trens de carga da concessionária da ferrovia.
Adiantou, também, sobre o traçado do metrô, cujo itinerário será o mesmo da linha férrea existente, para beneficiar bairros próximos à malha da ferrovia. “Do bairro Pachá, Solo Sagrado passará pelo centro e bairro Theodoro Rosa Filho até ao Distrito Industrial. O trajeto já está pronto e dá para fazer uma pista viária paralela.”
FONTE: PORTAL NOTÍCIA DA MANHÃ




0 comentários:
Postar um comentário