A assistente social do Hemonúcleo de Catanduva, Francisca Caparroz Vizentini, chamou atenção para o período festivo em que o número de doadores cai vertiginosamente. “O número de pessoas que precisam de sangue não para. Com esta época, as pessoas acabam se esquecendo de realizar um ato que salva vidas”, disse.
Francisca explicou também que as pessoas acostumadas a doar sangue se esquecem nesse período. “Nós temos uma lista de pessoas que sempre doam e temos que convocá-los por telefone. As pessoas muitas vezes aguardam nós contatarmos para vir aqui doar. Eles acreditam ser mais útil atender um chamado ‘urgente’ do que tornar um hábito a doação o que é normal”, disse. Ela falou que essa é uma prática utilizada para manter o estoque abastecido. “É uma forma de fidelizar os doadores”.
A falta de foadores também ocorre no meio do ano. “Muitos ficam doentes por causa da baixa umidade e da mudança do clima daí contraem doenças como bronquite, sinusite; diminuindo o bolsão de sangue”. Empresas que organizam uma doação solidária coletiva também são bem vindas. “É realmente importante iniciativas dessa forma pelas empresas. Os funcionários acabam criando um vínculo com o nosso trabalho”.
André Soares Marconi, 27 anos, doa sangue sempre que possível, e ele fala como começou. “Eu tinha medo de doar sangue por que acreditava que era demorado ou que talvez eu não me encaixasse no padrão deles. A primeira vez eu vim pela empresa e agora passei a doar sangue sempre que posso”, falou.
MITO
Há alguns anos as pessoas eram orientadas a fazer jejum e se apresentavam fracas para a doação. “As pessoas podem se alimentar normalmente. Nós recomendamos para que não comam carnes gordurosas e que venham bem alimentadas”, explicou.
Condições básicas para doar sangue
-Sentir-se bem, com saúde.
-Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
-Ter entre 18 e 65 anos de idade.
-Pesar acima de 50Kg
50%
do estoque de sangue atua o hemonúcleo de Catanduva neste momento. Número considerado baixo para o período de festas
Fatores
Cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. O aumento de 30% no transplante de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.
Fonte: Alison Carvalho
Agência BOM DIA




0 comentários:
Postar um comentário