News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Unidos pelo Natal

domingo, 28 de novembro de 2010

Arte, música, dança, passeio ciclístico e culto ecumênico integram a programação do Natal Social em Catanduva. Esse ano, os preparativos ficaram por conta das entidades assistenciais do município, igrejas, instituições de ensino e poder público, numa ação que pretende envolver toda a comunidade em torno do espírito natalino.

Desde o início de setembro, nove instituições e associações trabalham na confecção dos presépios em tamanho natural, variando de 1,7m a 2,1m. Entre elas, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), grupos como o GASA (Grupo de Apoio e Solidariedade ao Paciente com Aids), ONGs e igrejas católicas com aproximadamente 200 voluntários trabalhando diariamente para que todos os 30 presépios estejam expostos a partir do dia 1º de dezembro em 30 praças da cidade.

A Santa Ceia será formada por esculturas representando 12 mulheres que fizeram história no país e no mundo como Frida Kahlo, Carmen Miranda, Anne Frank, Anita Garibaldi, Joana D´Arc, Zilda Arns, Santa Clara, Joana De Ângelis, princesa Isabel, Irmã Dulce, princesa Diana, Chica da Silva e Fernanda Montenegro como Nossa Senhora.

Há dois meses e meio, os dependentes químicos do Centro Terapêutico Renascer (homens) e Lírios dos Vales (mulheres) começaram a montar cada uma destas personagens trabalhando duas vezes por semana. “É uma forma de homenagear as mulheres. Estas e todas as outras que lutam para tornar o mundo um lugar melhor”, diz Julio Cesarini, idealizador desta representação. A Santa Ceia estará exposta a partir do dia 6 de dezembro no Garden Shopping Catanduva.

ECOLÓGICO

Tanto os presépios quanto a Santa Ceia estão sendo confeccionados em materiais recicláveis – papelão, saco de cimento, tampa de garrafa, garrafa pet, entre outros. Estes materiais vêm do Projeto Luxo do Lixo, existente desde 1998 e que desde julho de 2009 tem a coordenação da Associação Pão Nosso. São 30 pessoas que fazem a coleta seletiva de 20 toneladas por semana com um carro adaptado em 200 pontos fixos como empresas, lojas, escolas, condomínios residenciais, recolhendo materiais como plástico, papel, metal, óleo de cozinha, isopor, vidro, saco de cimento. O Luxo do Lixo é em parte subsidiado pela Prefeitura e também arrecada dinheiro com a venda do material coletado.

A tradicional maratona com 300 papais e mamães-noéis também está programada, com novo figurino e nova trilha para embalar os passeios, que ocorrerão entre os dias 6 e 23 de dezembro. Quem participar de todos dos passeios, ganha a bicicleta.

Dias 7, 13, 17 e 21 de dezembro, a partir das 20h, quatro corais de Catanduva, com 80 componentes no total, se reúnem para apresentar canções natalinas, entre eles, Fipa (Faculdades Integradas Padre Albino), CPP (Centro Professorado Paulista), Allegria do Fundo Social de Solidariedade e Canto Livre da Estação Cultura.

O coral infantil Sou da Paz, formado por 60 crianças carentes da cidade, de 7 a 16 anos, e regido pelo maestro Plínio Oliveira, responsável pelo coral infantil de Curitiba, poderá ser visto nos dias 9 e 10 de dezembro, às 21h, na Fatec (Faculdades de Tecnologia de São Paulo). Durante a apresentação, as janelas do prédio ficam todas iluminadas com as luzes de Natal. No ano passado 7 mil pessoas assistiram a este espetáculo.

INTERNACIONAL
Outra atração será o espetáculo musical Cats, original da Broadway, que terá adaptação livre, com figurinos pintados à mão, acessórios confeccionados pelos integrantes e a participação de 78 crianças do projeto Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do projeto de dança da Celt(Coordenadoria de Esportes, Lazer e Turismo) formando 5 elencos diferentes. A apresentação será no dia 14 de dezembro na Praça da Matriz, a partir das 20h.

No dia 16 quem se apresenta na Praça da Matriz, a partir das 20h, é a Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca) regida pelo maestro Dejair Rodolfi com um repertório de músicas natalinas.

O encerramento da programação natalina será no dia 23 com um culto ecumênico e sorteio de brindes para os 300 papais-noéis da Maratona.

A primeira-dama Eloá Macchione, presidente do Fundo Social de Solidariedade, conta que este é o quarto ano do que ela chama de “Natal dos pequenos milagres”. “O objetivo é envolver a comunidade no espírito de natal. Quando as pessoas participam da organização, acaba gerando um sentimento de integração social. Além disso, esse tipo de ação acaba envolvendo a família e amigos, o que aproxima a comunidade”.


Sonhos de papel
A Sociedade Beneficente Delfino de Oliveira, que atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, participa da produção das peças para o presépio. “Nós investimos em qualidade de educação e, além da parte pedagógica e esportiva, os meninos tem aulas de dança e teatro. O artesanato entra como mais uma forma de arte, enriquecendo esse processo de desenvolvimento cultural. Começamos com as peças do presépio e vamos dar continuidade com dança e música. Nas missas de Natal e ano novo, essas crianças e adolescentes irão participar de um auto de Natal, que será apresentado na Paróquia Santa Terezinha”, diz a coordenadora da entidade, Irmã Erenice de Souza Santos.

As crianças Michel Barboza Pimenta, 11 anos, e Caio Vinícius de Godoy Pereira, 12, se divertem construindo as figuras do presépio. “Gosto porque aprendo a fazer as coisas e as vezes o professor ensina a fazer brinquedo. Gostei mais de fazer a Maria”, diz Michel. Para Caio, a maior expectativa é ver as esculturas expostas na cidade. “Fizemos a cabeça do boi. Já trabalhei com material reciclável na escola, mas não imaginei que podia fazer um bichão desse. Vou sentir emoção quando ver na cidade”.


Fonte:Marina Torres
Agência BOM DIA

Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.