News Update :

.

.
Yellow Door Pub

Convenção Coletiva é assinada, regulamentando reajustes e jornada parcial para movimentadores

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Sincomercio assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 com o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintramcat) na manhã do último dia 17 de outubro.

São considerados movimentadores de mercadorias os que trabalham em depósitos de materiais de construção, centros de distribuição e centrais de abastecimento de alimento.

Entre outras cláusulas que ficaram definidas, os representantes dos respectivos sindicatos, Ivo Pinfildi Júnior e Reginaldo Marcelo Borges, definiram reajuste de 7,5%, para os trabalhadores que recebem o piso salarial, e de 7% para os que recebem acima do piso.

Com data-base fixada em 1º de setembro, e considerando-se o índice anual de inflação, que ficou em 5,39%, houve um ganho real para os empregados de 2,11%, para os que recebem o piso, e de 1,6%, para os que recebem acima do piso.

A Convenção prevê também outra conquista importante, tanto para o empresário quanto para o empregado: a possibilidade de contratação pela jornada parcial de 25 horas, o que facilita as contratações de funcionários, conforme as necessidades de cada empresa.

“As lojas do comércio varejista que possuem movimentadores de mercadorias em seu quadro de funcionários podem contratar com essa jornada parcial. Acreditamos que isso permitirá um aumento nas contratações”, observa Pinfildi.

“É uma oportunidade de aumentar a renda, uma vez que o empregado consegue trabalhar em mais de uma empresa que adota a jornada parcial”, destaca Reginaldo.

Outra conquista mencionada pelo presidente foi a permissão para o comércio abrir em todos os feriados, com exceção de Natal e Ano Novo.

O Regime Especial de Compensação de Horas (Banco de Horas), previsto na CCT, é outro benefício estendido às empresas de qualquer porte. Através dele, os empresários podem compensar as horas não trabalhadas, dentro do prazo de 120 dias a contar da falta.

Outro benefício para os comerciantes é o Repis (Regime Especial de Piso Salarial), que permite contratar funcionários sem experiência anterior na função por piso de ingresso mais baixo, por um período de no máximo seis meses.

Na ocasião da assinatura da CCT, o presidente do Sincomercio lamentou o fato de muitos comerciantes ainda desconhecerem o que fazem os sindicatos.

“Muitos pensam que os reajustes salariais são fixados pelo governo. Desconhecem que não apenas os reajustes como tantas outras cláusulas que interferem diretamente em seus negócios são resultado de CCTs trabalhosas, que necessitam de várias rodadas de negociações entre os sindicatos, cada qual defendendo os interesses da sua categoria.

O que constar numa Convenção Coletiva de Trabalho tem força de lei”, frisa Pinfildi, que citou ainda a abertura em feriados, garantida por Lei Federal, que determina a necessidade de anuência dos dois sindicatos.

Fonte: Sincomercio Catanduva
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright Catanduva NEWS 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah criar site gratuito | Powered by Temas Blogger.